Os painéis solares são componentes essenciais dentro de um sistema de geração de energia solar, uma vez que se responsabilizam por converter a luz do sol em energia elétrica. Este dispositivo é composto por células fotovoltaicas que se movimentam ao serem atingidas pela luz do sol, gerando assim a corrente elétrica.
Vários processos individuais e contínuos fazem parte da fabricação dos painéis solares, que reúnem materiais como células fotovoltaicas, vidro fotovoltaico, filme encapsulante, caixa de junção, backsheet e molduras do painel solar. A primeira etapa da fabricação deste dispositivo é justamente a seleção de materiais de qualidade. Entenda o restante do processo a seguir!
Processo de fabricação de um painel solar
Depois de selecionados os materiais citados, a fabricação dos painéis solares segue os seguintes processos:
- Limpeza do vidro;
- Interconexão das células fotovoltaicas por fios condutores compostos de cobre ou alumínio;
- Montagem da matriz de células;
- Interconexão manual das células;
- Posicionamento do filme encapsulante e backsheet;
- Laminação do painel solar: quatro painéis solares entram em uma máquina de laminação, em que o filme encapsulante vai derreter e fundir as camadas;
- Instalação da caixa de junção;
- Colocação das molduras de alumínio;
- Teste e inspeção.
Painéis solares: a importância da fabricação adequada
A energia solar utiliza a luz do sol como fonte de energia, precisando ficar em ambiente externo para um melhor aproveitamento do potencial energético. Isso faz com que os painéis solares estejam constantemente expostos a condições climáticas adversas — tais como tempestades, granizo, ventos e quedas de galhos e outros materiais.
Para que os painéis solares tenham vida útil longa, é fundamental que todo o processo de seleção dos materiais e fabricação dos itens seja feita de maneira cuidadosa e adequada, sem falhas. A garantia padrão de um painel solar é de 25 anos a partir de sua data de fabricação, embora estudos indiquem que o dispositivo possa durar até o dobro deste período.
É importante lembrar que é justamente o longo tempo de vida útil que faz um sistema solar ser tão vantajoso, já que o retorno sobre o investimento vem a longo prazo. Por isso, o processo de fabricação dos painéis solares é tão importante e requer bastante expertise e atenção.
Por isso, para quem está montando um sistema de energia solar, a escolha do fabricante e modelo dos painéis fotovoltaicos é uma das etapas mais importantes. É recomendado optar por uma empresa com experiência e nome no mercado, que seja capaz de tirar todas as suas dúvidas e oferecer ajuda ao longo do processo.
Tipos de painéis solares fotovoltaicos
Existem 3 tipos de painéis solares fotovoltaicos, sendo eles:
- Painéis solares monocristalinos: são mais eficientes e feitos de células monocristalinas de silício, uma substância que deve ter grau elevado de pureza;
- Painéis solares policristalinos: um pouco menos eficientes, é feito de células formadas por mais de um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado ao painel;
- Painéis solares de filme fino: o material fotovoltaico é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro. São mais baratos de fabricar, mas menos eficientes.